Rio Pardo Laticínio: alimentos produzidos com responsabilidade ambiental

A responsabilidade do Rio Pardo Laticínio não se limita à produção e comercialização de produtos de qualidade, o cuidado com o meio ambiente também é um compromisso diário assumido por nós, que nos preocupamos em realizar nossas atividades de maneira sustentável, gerando impacto positivo para o meio ambiente e para a sociedade.

Com o projeto fotovoltaico, nossa projeção é de suprir 100% da energia gasta pela indústria através dos créditos gerados pela nossa usina fotovoltaica. Além de contribuir diretamente para o equilíbrio da rede de energia do distrito de Pontinha do Cocho, pois se trata de uma região muito distante da central de distribuição o que promove uma energia de baixa qualidade aos moradores e empresários locais. Além disso, junto ao processo de geração fotovoltaica, investimos na modernização do tratamento de efluentes gerados no processo de fabricação de queijos. Com investimentos que ultrapassam 400 mil reais aumentamos a eficiência do aproveitamento de subprodutos como soro de queijo e creme de leite, reduzindo o descarte dos mesmos na estação de tratamento de efluentes. 

Com a assistência técnica de empresas especializadas, desenvolvemos um sistema de tratamento com aproveitamento de 100% dos resíduos líquidos num projeto de fértil irrigação para produção de forrageiras para alimentação animal. E também num processo de compostagem passamos a dar destino sustentável a 100% dos resíduos sólidos coletados no sistema de tratamento de efluentes através de uma estrutura de compostagem, que também utiliza as cinzas da caldeira para criação de um adubo rico em matéria orgânica e minerais essenciais aos solos da região.

Por falar em caldeira, a lenha utilizada na geração de vapor para indústria é de madeira proveniente de reflorestamento, ou seja, não usamos madeira nativa do cerrado. E estamos implementando um sistema de tratamento dos gases emitidos que nos fará uma das primeiras empresas com selo de não emissora de gases poluentes através da caldeira.

Ainda tratando de meio ambiente e sustentabilidade, através da parceria com a empresa Eureciclo, temos exercido nosso papel na logística reversa estando em conformidade com a legislação vigente.