Consumo de leite promove maior crescimento em crianças e adolescentes

O leite é o alimento com maior concentração de cálcio, mineral que age diretamente na formação da massa óssea. E cerca de 70% dela é formada até a adolescência. Por isso, ele se torna um alimento fundamental durante a infância. Além disso, possui uma série de nutrientes que também são importantes para o desenvolvimento da criança. Sem ele, há o risco de surgirem deficiências nutricionais que podem prejudicar todo o crescimento.

Sabe-se que o atraso no crescimento linear tem consequências reconhecidas para o risco de doenças cognitivas, emocionais e crônicas. Diante disso, pesquisadores buscaram identificar associações entre ingestão de bebidas lácteas na infância e adolescência e adequação de nutrientes e altura.

Para isso, foram selecionados participantes com idade entre 2 a 17 anos que ingeriram bebida láctea por um período estabelecido. A razão de adequação de nutrientes e a altura dos participantes foram medidas e acompanhadas durante o período.

Como resultado, os pesquisadores observaram que a ingestão de leite foi associada à altura; para cada 236 mL adicionais de leite consumido por dia durante a infância e adolescência, a altura aumentou, em média, 0,39 cm (IC 95%). Assim, foi concluído que a ingestão de leite está associada ao maior desenvolvimento linear de crianças e adolescentes.

Vimos lá no bebamaisleite.com.br