Gordura que faz bem: Por que alimentos derivados do leite devem fazer parte da sua alimentação

Estudos mostram que consumir leite e seus derivados como o queijo e a manteiga ajudam a controlar o peso, a pressão sanguínea e a prevenir a diabetes tipo ll.

O leite e seus derivados são uma paixão mundial, seja na alimentação do dia-a-dia ou na preparação de deliciosas receitas, o que muitas pessoas ainda não sabem é que se consumidos diariamente e com moderação, esses alimentos trazem muitos benefícios à saúde, principalmente pela grande quantidade de cálcio que eles fornecem (uma das melhores armas para se evitar problemas nos ossos, como a osteoporose), a presença do leite e seus derivados em uma dieta alimentar saudável acontece, sobretudo, pelo fato de que estes produtos são fontes de proteínas e de minerais essenciais para o crescimento e manutenção da vida do ser humano.

Em cada etapa da vida o leite e seus derivados exercem um papel fundamental:

  • Na infância os derivados do leite participam na formação e desenvolvimento do organismo como fonte de proteína, sais minerais e gordura.
  • Na adolescência oferece condições para o crescimento rápido com boa constituição muscular óssea, e endócrina; 
  • Para os adultos e principalmente idosos, é fonte de cálcio, essencial na manutenção da integridade dos ossos.  

Pesquisas realizadas pela Universidade Laval, no Canadá, comprovou que pessoas que se alimentava com as quantidades diárias recomendadas de derivados do leite, como queijos, manteigas e iogurtes apresentaram pressão sanguínea controlada, peso menor do que as demais pessoas de sua faixa etária e menor taxa de glicemia (quantidade de açúcar no sangue), evitando assim o desenvolvimento da diabetes tipo ll. 

Os cientistas e pesquisadores responsáveis pela pesquisa, apontam que o grande responsável por todos esses benefícios à saúde seria o ácido trans-palmitoléico, que é encontrado de forma abundante no leite e todos os seus derivados. 

Se durante o seu dia você ainda consome menos do que 3 porções de leite ou seus derivados, fica a nossa dica: Comece o dia com um pãozinho com manteiga, ao longo do dia, coma uma fatia de queijo, tome um copo de leite, iogurtes ou demais produtos lácteos.

A sua saúde agradece!