Uma paixão chamada manteiga.

Uma gordura saudável e de alta qualidade.

De origem animal, a manteiga é um produto completamente natural e feito a partir de leite de vaca. É composto de gordura do leite que foi separado de outros de seus componentes. Tem um sabor rico e é muito utilizada para cozinhar, assar ou passar no pão. Nas últimas décadas, a manteiga tem sido injustamente responsabilizada por doenças cardiovasculares, devido ao seu teor de gordura saturada alta. No entanto, a opinião pública e científica foi lentamente mudando esse preceito, pois descobriu-se que gordura saturada não é maléfica para saúde e muitas pessoas já reconhecem a manteiga como um alimento extremamente saudável.

Valor Nutricional da Manteiga

A manteiga contém uma variedade imensa de micronutrientes.

São encontradas na manteiga as seguintes vitaminas:

  • Vitamina A: É a vitamina mais abundante na manteiga. Uma colher de sopa (14g) pode fornecer cerca de 11% da dose diária recomendada.
  • Vitamina E: A vitamina E é um antioxidante poderoso, muitas vezes encontrada em alimentos gordurosos.
  • Vitamina B12: Também chamada de cobalamina, a vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, como ovos, carne e produtos lácteos.
  • Vitamina K2: É uma forma de vitamina K, também chamado de menaquinona. Pode proteger contra doenças cardiovasculares e osteoporose.

Benefícios da Manteiga

  1. Previne infecções fúngicas: Você ouviu direito que a manteiga é rica em ácido láurico, que ajuda a prevenir o organismo contra infecções fúngicas. A manteiga também previne contra infecções como cândida e micose. Portanto, usar a manteiga em quantidade moderada não vai prejudicá-lo.
  2. É rica em vitamina A: A manteiga é naturalmente rica em vitamina A. Assim, é boa para a visão. A manteiga em sua forma natural também previne contra doenças da tireoide.
  3. É boa para a pele: Você pode se surpreender ao saber, mas a manteiga é boa para sua pele. A gordura presente na manteiga ajuda a tornar a sua pele suave e macia. Na verdade, também previne contra problemas de pele como acne e manchas.
  4. É rica em antioxidantes: Como a manteiga é rica em antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra os danos celulares. Ela protege o corpo contra os danos dos radicais livres. A manteiga pode evitar o enfraquecimento das artérias e nervos. Ela também ajuda a construir o seu sistema imunológico.
  5. É uma boa fonte de vitamina K2: Essa vitamina, ainda pouco conhecida mas muito importante, ajuda no tratamento de problemas como a osteoporose e artrite. A manteiga em quantidades moderadas evita dor nas articulações em mulheres. A manteiga também é boa para a força muscular.
  6. Previne doenças: As gorduras saturadas na manteiga ajudam a prevenir contra coágulos e tumores.
  7. O ácido butírico de manteiga é bom para o intestino: O intestino usa o ácido butírico como fonte de energia. O ácido butírico demonstrou ser eficiente no combate a doenças como colite ulcerativa e doença de Crohn. Isso porque seus ácidos graxos de cadeia curta ajudam a restaurar a integridade dos tubos intestinais, também reduzindo inflamações.